Economia

QREN: Comissão Europeia dá ‘luz verde’ à reformulação, afiança o ministro Álvaro Santos Pereira

alvaro santos pereiraA Comissão Europeia já avalizou a reformulação do Quadro Referência Estratégico Nacional proposta pelo Governo. A garantia é do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, que não revelar pormenores do documento: apenas pediu o apoio de “todos os portugueses”.

A reformulação dos apoios europeus concedidos através do Quadro Referência Estratégico Nacional (QREN), proposta pelo Governo, foi aprovada pela Comissão Europeia. A garantia de que há ‘luz verde’ para reenquadrar as opções foi dada pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, sem que tal fosse complementado com mais informação sobre a reformulação.

Na Assembleia da República, onde foi ouvido no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2013 na especialidade, o governante apenas salientou que é necessária “uma reavaliação das restrições que existem nos países em emergência”, como é o caso nacional, ou a Europa “no seu todo vai sentir mais dificuldades para sair da crise”.

Terá sido nesse sentido, aditou Álvaro Santos Pereira, que a Comissão Europeia deu ‘luz verde’ à proposta de reformulação. “A política de concorrência e dos auxílios do Estado deverão ser objecto de uma profunda análise que tenha presente os condicionalismos”, acrescentou o ministro, pedindo o apoio de “todos os portugueses” para revitalizar a economia do país: “o interesse nacional tem de nos levar a todos a por de parte a baixa política, crises artificiais e a crítica mesquinha”.

Uma revitalização que deve ser assente num novo programa de industrialização, argumentou Álvaro Santos Pereira, e que “não pode nem deve ser um projecto só da direita ou da esquerda”, mas antes “uma preocupação e uma tarefa de todos, sociais-democratas, democratas cristãos, socialistas, comunistas ou de outros quadrantes políticos”, defendeu.

Em destaque

Subir