Nas Notícias

“Ponto de situação sobre a seca será feito a 19 abril”, adianta Assunção Cristas

assuncao_cristas2Assunção Cristas, ministra da Agricultura, afirma que está marcado um encontro com o comissário europeu Dacian Ciolos, onde será debatido o quadro de seca que Portugal enfrenta. O Governo, entretanto, está a tomar medidas para minorar efeitos da falta de chuva.

Perante críticas de inércia, Assunção Cristas reagiu, revelando que o Governo já agendou uma reunião com Dacian Ciolos, comissário europeu da Agricultura, onde será feito o ponto de situação dos efeitos da seca em Portugal.

Esse encontro decorre no dia 19 de abril, segundo garante a titular da pasta da Agricultura, que participa nesta segunda-feira numa conferência sobre planeamento marítimo, que decorre em em Bruxelas.

“A reunião com o comissário da Agricultura decorre a 19 de abril, antes da próxima reunião do Conselho de Ministros europeu. Será feito um ponto de situação de todas as medidas que foram tomadas e dos planos que estão em marcha”, afirmou Assunção Cristas.

O encontro surge num momento em que se agrava o cenário de seca em Portugal, depois de ausência quase total de chuvas em fevereiro. O último boletim do Observatório de Secas aponta para cerca de metade (53 por cento) do território português em seca extrema, sendo que o restante está em situação severa.

O quadro preocupa o Governo, que está no terreno com “derrogações administrativas que Portugal já pediu”, junto das instituições europeias. A nível interno, “o Governo está a trabalhar nas medidas que tem previstas”, esclareceu ainda a ministra da Agricultura.

Em destaque

Subir