Nas Notícias

“Entram guizos chocas e capotes”

EscravaTaura SampleA tourada é nesta altura um assunto polémico. É uma batalha pacífica travada pelos aficionados e pelos manifestantes pelos direitos dos animais. Dois grupos distintos defendem a sua grande paixão, e um lado os que apoiam e defendem a arte secular do toureio, do outro quem quer assegurar o direito dos animais.

Fora desta grande batalha, e na maioria dos portugueses estão os indiferentes. E no dia em que legalmente for exigido colocar um ponto final nesta batalha, tal como em quaisquer eleições, é a conquista dos indiferentes que vai marcar a diferença.

As manifestações pacíficas são um forte direito de quem quer impor a sua indignação, mas aos olhos do público em geral não fazem a diferença. A maior parte das pessoas embrenha-se nos seus problemas pessoais, e pensa haver assuntos mais importantes para o país decidir antes de tomar uma resolução contra ou a favor das touradas.

No entanto, a meu ver, o dia de ontem marca um grande ponto de viragem nesta batalha. O momento em que um toureiro decide investir contra um grupo de manifestantes pacíficos, mostra que para aquele homem não existe qualquer respeito pela vida humana. Acredito que nesta altura não poderá haver nenhum aficionado que possa estar orgulhoso daquele triste momento. Não fosse motivo mais do que suficiente condenar este acto por ser um atentado à vida humana, temos ainda que considerar o quase canibalismo deste homem. Visto que decide agredir com um animal, apoiantes dos direitos dos animais.
Não fosse trágica, esta situação é no mínimo irónica, e a meu ver, era exactamente a mesma coisa que os defensores dos direitos dos animais obrigassem um toureiro a lidar um familiar seu.

Os votos conquistam-se nos indecisos, e o dia de ontem pode ter ajudado uma grande maioria a decidir.

Tendo sido um atentado à vida, além dos trâmites legais, resta-nos apenas esperar que na arena seja aplicado algum tipo de sanção ao toureiro que fez isto. Caso não aconteça temos todos que ir preparando dorso e assumir que mais dia menos dia esta gente pode começar a espetar as bandarilhas em quem quer que passe.

Em destaque

Subir