Nas Notícias

“A superação das divergências num alargado consenso nacional” é a receita dos bispos contra a crise

igreja atouguia baleia“A superação das legítimas divergências” é “fundamental para o país” não cair na instabilidade política e conseguir sair da crise financeira e social. A oração é dos bispos católicos, para quem essa “superação” só será possível com “um alargado consenso nacional”.

O agravamento da tensão social levou a Igreja católica a pronunciar-se, hoje, a favor da estabilidade política. A manifestação de 15 de setembro foi uma chamada de atenção do Governo, pelo povo, para uma austeridade que já “está a ser difícil para muitos portugueses” ainda antes de entrarem em vigor as medidas recentemente anunciadas, como a da subida da taxa social única para os trabalhadores.

“A Igreja está com o seu povo e sente as suas aspirações como próprias”, comentou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Manuel Morujão, justificando a tomada de posição. Isto porque a o Conselho Permanente da CEP reuniu-se hoje de manhã, em Fátima, para evitar que se consuma o divórcio entre a sociedade e o Governo.

Do encontro saiu um comunicado a apelar à “superação das legítimas divergências, num alargado consenso nacional”, sublinhando que esse consenso será “fundamental para o país”.

Em destaque

Subir