Nas Notícias

Putin reúne-se com Macron em França a 19 de agosto, segundo porta-voz

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai reunir-se na próxima segunda-feira com o homólogo francês, Emmanuel Macron, na residência de férias de Brégançon, sudeste de França, confirmou hoje o porta-voz da presidência russa.

“Os temas são evidentes: a cooperação bilateral, que tem um conteúdo económico muito profundo, e os problemas internacionais”, disse Dmitri Peskov à imprensa.

O porta-voz precisou que se trata de uma visita de trabalho, com uma duração inferior a um dia, durante a qual os dois presidentes vão aproveitar para “se atualizarem” em relação à agenda internacional.

Entre os temas a abordar, disse, estão as perspetivas de resolução da crise no leste da Ucrânia através do chamado grupo da Normandia, integrado pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.

O Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, pediu recentemente aos líderes membros desse grupo para se reunirem “o quanto antes” para retomar as negociações.

Putin e Macron, disse Peskov, mantêm um “diálogo franco” que lhes permite abordar “qualquer assunto”.

A informação sobre a visita de Putin foi avançada por Macron no final de julho, quando falava à imprensa a propósito da cimeira do G7 que se realiza de 24 a 26 de agosto em Biarritz (sudoeste).

“Considero que, no âmbito da presidência do G7, é indispensável podermos ter esta iniciativa” com a Rússia para “explorar todas as formas de cooperação sobre os grandes assuntos de desestabilização ou de conflito, sem ingenuidade, mas sem fechar as portas”, disse Macron na altura.

O G7, grupo das sete maiores economias mundiais, reunia-se em formato G8, que incluía a Rússia, mas o país foi excluído depois da anexação da península ucraniana da Crimeia, em 2014.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir