Mundo

Putin encarna “a mudança” e, diz a Forbes, é mais poderoso do que Obama

vladimir putinobama putin bigO homem mais poderoso do mundo é Vladimir Putin. Na classificação da Forbes, o Presidente russo consolidou o poder enquanto o de Barack Obama, o anterior número um, está a esbater-se. O terceiro da lista é chinês e o Papa Francisco ocupa a quarta posição.

Vladimir Putin é o homem mais poderoso do mundo, de acordo com a classificação elaborada pela revista Forbes. O Presidente russo está em alta desde a intervenção sobre a guerra civil na Síria (foi mesmo proposto para o Prémio Nobel da Paz), ao contrário do que acontece com o arqui-rival: o Presidente dos EUA, Barack Obama, começa a apresentar sinais de desgaste, justifica a Forbes.

“Putin consolidou o controlo sobre a Rússia e no panorama internacional, enquanto o período fraco de Obama parece ter aparecido mais cedo que o comum para um Presidente no segundo mandato”, sustentou a revista, salientando estarmos erante “uma ideia clara da mudança nas dinâmicas individuais de poder”.

Para além das intervenções de Putin sobre a guerra civil na Síria, Obama, o anterior homem mais poderoso do mundo, está também fragilizado pelos escândalos das escutas promovidas pela agência de segurança norte-americana, a NSA.

Com o secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, no terceiro lugar e o Papa Francisco a estrear-se com a quarta posição, a lista apresenta Angela Merkel no quinto posto. A chanceler alemã é, pela quarta vez consecutiva, a mulher mais poderosa do mundo, com uma vantagem considerável sobre a Presidente do Brasil. Na tabela da Forbes, Dilma Roussef aparece no 20.º lugar.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, o presidente da Reserva Federal dos EUA, Ben Bernake, o rei da Arábia Saudita, Abdullah Bin Abdul Aziz al Saud, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi (9.º), e o presidente do conselho de administração do Wal-Mart, Michael Duke, encerram o top-10 do homem mais poderoso do mundo.

A lista da Forbes inclui um total de 72 nomes, com nove mulheres, mais três do que no ano passado: além de Merkel e Roussef foram referidas Sonia Ghandi (presidente do Partido do Congresso indiano), Christine Lagarde (diretora-geral do FMI), Geun-hye Park (Presidente da Coreia do Sul), Virginia Rometty (presidente do conselho de administração da IBM), Margaret Chan (diretora da Organização Mundial de Saúde), Jill Abramson (diretora executiva da New York Times) e Janet Yellen (vice-presidente da Reserva Federal dos EUA).

A lista é elaborada mediante a conjugação de quatro fatores: sobre quantas pessoas exercem poder, os recursos financeiros que controla, a influência em mais de uma esfera e como utilizam de maneira ativa esse poder para mudar o mundo. Cada um dos 72 nomeados, segundo a Forbes, representa 100 milhões de pessoas do mundo.

No fundo da tabela, em 67.º, aparece Joaquín “El Chapo” Guzmán. Para várias agências de segurança, é o criminoso mais poderoso do mundo.

Em destaque

Subir