Mundo

Puigdemont e outros líderes catalães na Bélgica para evitar a prisão

Os principais dirigentes da recém-constituída República da Catalunha tiveram de fugir para a Bélgica, depois de Espanha confirmar oficialmente que estão acusados de rebelião. O La Vanguardia avisa que Carles Puigdemont deverá discursar agora à tarde.

A fuga para a Bélgica, revelada pelas agências Efe e Associated Press, ocorreu cerca de uma hora depois de José Manuel Maza, o procurador-geral de Espanha, ter anunciado a abertura de um inquérito para acusar o ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e outros líderes da República Catalã (proclamada na sexta-feira) de rebelião, sedição e fraude.

Na base da acusação de rebelião está essa declaração de independência. Espanha não aceita a constituição da República Catalã e ativou o artigo 155.º da Constituição espanhola para retirar a autonomia à Catalunha (enquanto província de Espanha).

Carles Puigdemont, Carme Forcadell (que, na qualidade de presidente do Parlamento regional da Catalunha, leu a declaração de independência) e outros líderes ‘exilados’ na Bélgica deverão fazer um discurso agora à tarde, antecipa o jornal La Vanguardia.

A escolha da Bélgica tem um motivo: um governante, separatista flamenco, garantiu que o Governo belga estava disponível para conceder asilo político aos líderes catalães, o que foi de seguida negado pelo primeiro-ministro belga.

Ainda sobre a República Catalã, recorde-se que Portugal foi metido na polémica por um jornalista alemão, depois do Governo português ter feito ‘copy/paste’ da minuta a condenar a declaração de independência, minuta essa escrita por… Madrid.

Em destaque

Subir