Mundo

Puigdemont é candidato e pergunta a Rajoy: Se os independentistas vencerem serão presos?

Carles Puigdemont confirmou, na Bélgica, que vai liderar uma lista nas eleições regionais da Catalunha, deixando um desafio a Rajoy: se os independentistas ganharem podem tomar posse ou serão presos?

O ex-presidente do Governo regional da Catalunha anunciou que vai encabeçar a lista do Juntos pela Catalunha, um movimento que agrega o Partido Democrata Europeu Catalão (do qual faz parte) e independentes.

“Disse ao partido que preciso de fazer uma lista que é mais minha do que do partido, para que o maior número de pessoas se sintam representadas”, explicou Puigdemont, na entrevista à El Punt-Avui.

O número dois da lista, antecipa a imprensa espanhola, não pode fazer campanha: é Jordi Sánchez, o presidente da Assembleia Nacional Catalã que foi preso a 16 de outubro, por suspeita de crime de sedição.

E este foi um dos argumentos usados por Puigdemont para provocar o Governo espanhol: se a maioria dos catalães votar num movimento com programa independentista, Madrid vai respeitar ou vai prender os candidatos?

“Seria uma anomalia democrática muito grave que deputados não possam tomar posse por estarem privados da liberdade por terem defendido as ideias que os levaram a ser escolhidos para deputados”, insistiu o líder catalão.

As eleições regionais da Catalunha estão marcadas para 21 de dezembro.

Em destaque

Subir