Tecnologia

Publicidade: Facebook admite ser prejudicado pelos bloqueadores

Para o Facebook, os bloqueadores de publicidade na internet não merecem um gosto. A empresa que gere a rede social está preocupada com os efeitos destas ferramentas e admite que “o futuro financeiro pode ser prejudicado” pela queda da receita dos anúncios.

Há cada vez mais empresas presentes no Facebook, mas as receitas da rede social com os anúncios não descolam. A culpa, diz a empresa, é dos bloqueadores de publicidade na internet.

Num relatório interno, a que a Business Insider alegou ter tido acesso, o Facebook reconheceu que os bloqueadores de publicidade continuam a ter um efeito adverso nos resultados financeiros, isto após a Apple ter lançado um novo sistema operativo (iOS9) com aplicações bloqueadoras.

“A receita gerada pela exibição de anúncios em computadores pessoais foi impactada por estas tecnologias. Como resultado, estas tecnologias tiveram um efeito adverso nos nossos resultados financeiros e, se estas tecnologias continuarem a proliferar, em particular nas plataformas móveis, o nosso futuro financeiro pode ser prejudicado”, alertaram os autores do relatório.

A empresa de Mark Zuckerberg depende, em grande parte, das receitas que angaria junto dos anunciantes. Porém, a eficácia dos bloqueadores de publicidade na internet provoca um efeito dissuasor nos investimentos publicitários.

Os dados mais recentes apontam para que, das 45 milhões de empresas com páginas no Facebook, só 2,5 milhões comprem anúncios.

Não é a primeira vez que o Facebook admite a “ameaça” que estas tecnologias de bloqueio de publicidade representam.

Em destaque

Subir