Tecnologia

Publicidade a mais nos sites: Google prepara punição nos motores de busca

google1A decisão vem de dentro da gigante da Internet, que afirma que o destaque num artigo ou notícia deve ser dado ao conteúdo e não à publicidade. Contudo, a penalização não deverá afetar mais de um por cento dos sites Web.

A Google está constantemente a efetuar mudanças ao seu código. Agora, a empresa norte-americana prepara-se para penalizar os sites que tenham publicidade excessiva no topo das páginas ou seja, os sítios onde o utilizador é obrigado a descer na estrutura para visualizar o que mais lhe interessa à partida, o conteúdo.

A decisão foi tomada na semana passada após várias queixas de utilizadores de Internet, que protestam contra o excesso de publicidade online.

Segundo Matt Cutts, “a experiência de entrar num site e ver nada mais que publicidade no topo é uma má experiência para quem navega”, afirma o engenheiro da proprietária do maior motor de busca do mundo.

Surgem, como eram esperadas, várias opiniões. Se grande parte dos utilizadores apoia a decisão da Google, os administradores de vários sites mostram-se contra. Tudo porque a própria Google acaba por ser quem incentiva estes últimos a colocar estrategicamente anúncios em locais onde os mesmos rendem mais, ou seja, no topo da página, com tamanhos consideráveis.

A mudança já está feita desde a passada semana e começará a ter efeitos brevemente. No entanto, as consequências parecem maiores do que na realidade são, visto que apenas um por cento dos sites presentes nos resultados de busca serão afetados. Aqueles que têm atualmente os topos das páginas com vários blocos publicitários são o grande alvo da gigante.

Em destaque

Subir