Tecnologia

PT testa ‘TMN Wallet’, porta-moedas escondido num smartphone

tmn_walletChama-se ‘TMN Wallet’, é um projeto piloto da Portugal Telecom (PT) e ameaça transformar em peça do passado um dos mais simbólicos objetos pessoais: o porta-moedas. Os mais de 11 mil funcionários da PT já podem testar o sistema, que permite pagar produtos através de um smartphone.

A Portugal Telecom está a preparar um sistema de pagamentos através do smartphone, permitindo aos seus trabalhadores experimentar o novo ‘porta-moedas’ virtual nos três edifícios da empresa, que foram preparados para testar o ‘TMN Wallet’.

Na prática, trata-se de uma aplicação compatível com máquinas de venda automática (como as tradicionais, em que se inserem moedas), mas com a particularidade de que os produtos do bar (cafés, pastelaria, entre outros) são pagos com recurso ao smartphone.

O ‘TMN Wallet’ funciona em fase experimental nas instalações da PT em Lisboa e em Aveiro, mas pode alargar-se a todos os clientes daquela rede. A fase de testes decorre até junho e permitirá à PT retirar conclusões sobre a adesão dos trabalhadores ao serviço.

Caso se assinale uma reação positiva, a empresa vai certamente comercializar o produto, que é tão seguro como os atuais sistemas por cartão de crédito. A PT pode tornar-se pioneira em Portugal e transformar o tradicional porta-moedas num acessório pré-histórico.

O projeto não é original. Em maio de 2011, o gigante da Internet lançou o ‘Google Wallet’, nos EUA, ainda que com algumas limitações. Em primeiro lugar, funciona apenas com dispositivos que tenham compatibilidade com a tecnologia ‘Near Field Communications’.

Conta, numa primeira fase, com mais de 300 mil postos de venda, número que vai aumentar, e só é possível usar este sistema com o cartão Citi MasterCard, ou recorrendo a um pré-pago da Google. No entanto, a Visa, Discover e American Express já se tornaram parceiros.

O projeto da PT funciona de modo semelhante: através de um sistema de pagamento automático em aplicação num telemóvel. Veja as imagens do ‘Google Wallet’ e perceba o que vai acontecer ao seu porta-moedas.

Em destaque

Subir