País

PSP tira cão a Gonçalo Carter, jovem pede proteção após ameaças

A Polícia de Segurança Pública (PSP) esteve nesta quarta-feira em casa de Gonçalo Carter, identificando o jovem e o seu pai. Gonçalo viu ser-lhe levado o cão e pediu proteção policial, em virtude das ameaças que tem recebido desde que divulgou um vídeo onde maltrata o animal.

O vídeo provocou enorme censura social, pelos maus-tratos a um pequeno cão. Mas Gonçalo Carter desconheceria, quando publicou as imagens no Facebook, que estava a atropelar a lei que criminaliza maus-tratos a animais.

Gonçalo Carter adota uma linguagem agressiva, que indicia falta de sentimento. Bate no cão, uma, duas, três vezes. Mostra frieza e pouca lucidez, quando pendura o cão do lado de fora da janela de um apartamento.

Mostra desconhecer a lei, sobretudo quando publica um crime. E por isso recebeu a visita da PSP, nesta quarta-feira. As autoridades retiraram o animal ao jovem de 19 anos e procederam à identificação quer do infrator, quer do seu pai, segundo revela o Correio da Manhã.

“A PSP esteve na residência do jovem, que foi identificado juntamente com o pai. A PSP foi acompanhada de uma veterinária, e o cão foi retirado, ao abrigo da legislação que criminaliza os maus-tratos a animais”, escreve aquele diário, citando fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. O caso será agora remetido para o tribunal.

A GNR e a PSP receberam, no total, mais de mil queixas de pessoas que assistiram às imagens da agressão – que tiveram repercussão na imprensa internacional.

Mas o sentimento de indignação gerado pelo ato de Gonçalo Carter provocou também ações partidárias, desde o PAN, que apresentou uma queixa, à Associação Animal, que também apresentou uma queixa-crime no Ministério Público.

A lei prevê uma pena máxima de um ano de prisão.

Entretanto, Gonçalo tem recebido inúmeras ameaças – algumas delas publicadas na sua página no Facebook. O jovem pediu proteção policial, por temer que a sua vida esteja em risco.

Refira-se que o jovem já se manifestou arrependido, noutras publicações que entretanto fez na rede social. Não é, no entanto, a primeira vez que publica registos com maus-tratos a animais – chegou a pisar uma pomba que, alega, já estaria morta.

Em destaque

Subir