Nas Notícias

Psicologia: Crise torna crianças mais conscientes dos problemas dos pais

criancas 2A autora do livro Psicologia de Família’, que será lançado na terça-feira, afirmou que a crise económica está a alertar as crianças para os problemas que afetam os pais.

De acordo com o semanário Sol, a afirmação foi proferida esta segunda-feira por Sofia Nunes da Silva, terapeuta familiar na Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A autora considera prejudicial que os progenitores tentem poupar os seus filhos não lhe revelando estes problemas, na medida em que, pela sua sensibilidade, as crianças tendem a ressentir-se pelo facto de se aperceberem que algo de errado se passa à sua volta, mesmo não sabendo exactamente do que se trata.

Nalguns casos, acrescenta, os menores podem mesmo sentir-se culpados pelos transtornos que alteram a rotina do ambiente familiar.

Para esta especialista, “os miúdos têm direito a ser esclarecidos dos tempos diferentes que estão a viver e das mudanças que têm de fazer. Para as crianças é bom sentirem-se úteis e até pensarem o que poderão fazer para ajudar os pais”.

Defende ainda que as crianças devem tomar conhecimento destes assuntos a partir dos cinco ou seis anos de idade, mas “sem um ar dramático” por parte dos pais, ou seja, da forma mais natural possível.

No seu livro, aconselha – recorrendo a exemplos práticos – no sentido de ajudar a refletir sobre questões como o nascimento, a educação, a escola e as crises conjugais.

O prefácio ficou a cargo do reconhecido psiquiatra e também escritor Daniel Sampaio, que classifica a obra como uma sugestão de uma “nova forma de viver para as crianças e as suas famílias”, ressalvando que não se trata de “mais um manual de auto-ajuda”.

Em destaque

Subir