Economia

PSI20 segue em baixa com Jerónimo Martins a evitar maiores perdas

A bolsa de Lisboa seguia hoje em baixa, acompanhando a tendência pessimista das congéneres europeias, com a Jerónimo Martins a evitar maiores perdas ao subir perto de 1 por cento depois de apresentar resultados relativos a 2018.

A Jerónimo Martins divulgou na quarta-feira que o lucro subiu 4,1 por cento no ano passado, face a 2017, para 401 milhões de euros, com as vendas do grupo a avançarem 6,5 por cento.

Segundo a dona da cadeia de supermercados Pingo Doce, o resultado líquido de 401 milhões de euros reflete “um desempenho operacional muito positivo” do grupo que está presente em Portugal, Polónia e Colômbia.

Pelas 08:50, a bolsa de Lisboa seguia com o principal índice a perder 0,50 por cento para 5.136,00 pontos.

Dos 18 títulos que compõem o índice, quatro seguiam a subir, 12 a descer e duas inalteradas.

A Sonae Capital e a Jerónimo Martins eram as empresas que mais subiam, avançando 2,66 por cento e 0,98 por cento respetivamente para 0,89 euros e 13,33 euros.

Do lado das perdas seguiam a Galp Energia, que deslizava 1,85 por cento para 13,31 euros, seguida da Navigator, que recuava 1,15 por cento para 4,31 euros.

As ações do BCP desciam 0,90 por cento para 0,23 euros e as da EDP baixavam 0,53 por cento para 3,17 euros, respetivamente.

Lisboa seguia a negociar entre uma Europa pessimista, com os investidores preocupados com os resultados macroeconómicos da China e o final do encontro “sem nenhum resultado” do país com os EUA.

Hoje, os invesidores aguardam pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB), dos EUA, relativo ao quarto trimestre, depois da sua publicação ter sido adiada devido à paralisação do Governo de Donald Trump, entre o final do ano passado e o mês de janeiro.

Os economistas ouvidos pela agência Bloomberg projetam um crescimento de 2,5 por cento, o que representa um abrandamento face à expansão de 3,4 por cento registada anteriormente.

Os mercados estão também a digerir o final abrupto da reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump e o líder note-coreano, Kim Jong-un, durante a qual não foi alcançado “nenhum acordo” sobre a desnuclearização, embora tenham ficado agendadas reunuiões futuras.

O euro segue a subir no mercado de divisas, até aos 1,1372 dólares, face aos 1,1369 de quarta-feira, enquanto o barril de crude Brent, para entrega em abril, seguia a descer 0,58 por cento permanecendo nos 66,03 dólares.

Em destaque

Subir