Economia

PSI20 segue em alta, em linha com a Europa, BCP e Jerónimo Martins puxam por ganhos

A bolsa de Lisboa segue hoje em alta, em linha com a tendência das principais congéneres europeias, com as ações da Jerónimo Martins e do BCP a puxar pelos ganhos.

Pelas 08:50 (hora de Lisboa), o índice português de referência, o PSI20, seguia a avançar 0,76 por cento para 5.032,15 pontos, com 15 ações positivas e três negativas, mantendo a tendência de abertura.

A Pharol e a Jerónimo Martins eram as empresas que mais ganhavam, avançando 2,32 por cento e 1,46 por cento para 0,1498 euros e 11,45 euros, respetivamente.

O BCP seguia também em valorização, com as ações a avançarem 1,10 por cento para 0,2292 euros, depois de ter anunciado, antes da abertura dos mercados, que marcou para dia 05 de novembro uma assembleia geral extraordinária para alterar os estatutos do banco e ajustá-los a uma diretiva europeia sobre a clarificação do poder deste órgão para decidir a distribuição de dividendos.

A Sonae SGPS avançava 1,57 por cento para 0,8420 euros, após ter anunciado, na quinta-feira, após o fecho dos mercados, que cancelou a entrada em bolsa da Sonae MC, a sua empresa da área de retalho alimentar, devido às condições adversas nos mercados internacionais.

Pela negativa, seguiam a Navigator e a Ibersol, que recuavam 0,77 por cento e 0,22 por cento para 4,1280 e 9,00 euros, respetivamente.

Lisboa seguia alinhado com a tendência das restantes praças europeias, que estavam hoje em alta, animadas pela perspetiva de que os mercados de Wall Street tenham uma abertura positiva, apesar do fecho negativo de quinta-feira.

Os investidores aguardam hoje, na Europa, pela publicação da produção industrial na União Europeia, em agosto e, na Alemanha, deverá ser publicada a taxa de inflação definitiva de setembro.

Tanto o euro como o barril de petróleo Brent iniciaram a sessão em alta nos seus respetivos mercados, com a moeda única a trocar-se a 1,1590 dólares e o crude de referência na Europa a cotar nos 81,14 dólares, mais 1,10 por cento face ao fecho da sessão anterior.

Nos EUA, o Citigroup e o JPMorgan apresentam hoje os seus resultados, iniciando o período de divulgação de resultados da banca da maior economia do mundo.

Em destaque

Subir