Economia

PSI20 segue em alta com BCP a puxar pelos ganhos

A bolsa de Lisboa segue hoje em alta, contrariando a tendência das principais congéneres europeias, com as ações do Banco Comercial Português (BCP) a puxarem pelos ganhos.

Pelas 09:00 (hora de Lisboa), o índice português de referência, o PSI20, seguia a avançar 0,19 por cento para 5.158,36 pontos, com oito ações negativas, uma inalterada (Ibersol) e nove positivas.

O BCP seguia a liderar os ganhos, com os títulos a avançarem 1,32 por cento para 0,2295 euros, seguidos dos da Pharol, que subiam 1,27 por cento para 0,1592 euros.

As ações da Galp também animavam as negociações, registando uma subida de 1,27 por cento para 16,72 euros.

Pela negativa, destaque para a Altri e a Mota Engil, que eram as empresas que mais recuavam, com desvalorizações de 3,08 por cento e 2,11 por cento para 8,50 euros e 1,854 euros, respetivamente.

A Jerónimo Martins perdia 0,39 por cento para 11,41 euros.

Lisboa seguia a contrariar o sentimento das principais bolsas europeias, que estavam hoje em baixa, com os investidores a manterem-se atentos a Itália e aos alertas de desaceleração do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na agenda de hoje, destaque para a participação de vários membros do banco central dos EUA em diferentes eventos: o presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, John Williams, vai discursar em Bali, na Indonésia, após um encontro com o governador indonésio, e o presidente da Fed de Chicago, Charles Evans, e o presidente da Fed de Atlanta, Raphael Bostic, falam no Michigan e em Atlanta, respetivamente.

As tensões entre Itália e a União Europeia em relação à política fiscal do país mantêm os investidores atentos, num dia em que o euro sobe até aos 1,1508 dólares.

No mercado de matérias-primas, o preço do crude Brent – de referência na Europa – baixa para os 84,87 dólares.

Em destaque

Subir