Nas Notícias

PSD: Rui Rio avisa Passos Coelho que tem a liderança em risco

rui-rioPassos Coelho tem até 2018 para se afirmar. O aviso é de Rui Rio, que pela primeira vez admitiu a hipótese de ser candidato à presidência do PSD. Mas só se “não aparecer uma alternativa credível”, sublinhou.

Ainda não é desta que Rui Rio avança para a liderança do PSD, mas pela primeira vez o antigo vice-presidente ‘laranja’ admite entrar na corrida. Se, insistiu, “não aparecer uma alternativa credível”.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Rui Rio deu um prazo a Pedro Passos Coelho: ou se afirma como presidente do PSD e volta a conquistar o apoio popular ou terá a liderança em risco.

“Será sinal de falta de vitalidade interna se o PSD continuar com grandes dificuldades de aceitação junto das pessoas e se, mesmo assim, não aparecer uma alternativa credível a disputar a liderança”, argumentou.

Se não houver alternativa, “poderá” Rui Rio ser essa alternativa. “Se, até lá, o partido não conseguir descolar, como se costuma dizer, acho que sim”, respondeu, quando questionado se é expectável que no início de 2018, a data provável para o próximo congresso do PSD, Passos Coelho tenha um rival a disputar-lhe a ldierança.

Mas ainda não é desta que Rui Rio avança. “Poderá” avançar, insistiu, lembrando que há “diversos fatores” a ponderar.

“Perceber se os apoios que eu possa ter são convictos e se acreditam mesmo em mim. Se as outras alternativas são suficientemente credíveis e robustas para servirem o PSD e o país. Se há espaço para implementar o fundamental das minhas ideias e da minha maneira de ser, que como sabe tendem a ser um pouco disruptivas relativamente à política na sua forma tradicional. Se sinto condições para gerar uma dinâmica de mudança e de desenvolvimento em Portugal. E, até, se tenho inimigos políticos corretos”, enumerou.

Em destaque

Subir