Nas Notícias

PSD: Personalidades lançam plataforma para um futuro com Rui Rio

rui riopsd bigO PSD já prepara o futuro pós-Passos Coelho. Várias personalidades do partido vão lançar uma plataforma de debate sobre Portugal que, como salienta António Capucho, poderá servir de “rodagem” para lançar Rui Rio rumo à presidência do partido.

O PSD está a preparar um movimento de oposição ao PSD. Várias personalidades do partido, como o ainda militante António Capucho, apresentam hoje, no Porto, uma plataforma de debate sobre Portugal. O objetivo declarado é “encontrar uma estratégia alternativa para Portugal, capaz de unir diferentes sensibilidades”, e o não declarado é o apoio a Rui Rio para que avance rumo à liderança do partido.

Antecipando o futuro do PSD após a presidência de Passos Coelho, vários militantes pretendem que o partido reassuma a vocação da social-democracia e alguns, como António Capucho, o ex-presidente da Câmara de Cascais que corre o risco de ser expulso por ter apoiado o independente Marco Almeida em Sintra, referem mesmo o nome de quem pretender para líder ‘laranja’: Rui Rio.

O ex-autarca do Porto é, aliás, um dos oradores principais da apresentação da plataforma “Uma agenda para Portugal”, marcada para a cidade invicta. Pacheco Pereira, que outrora ocupou cargos de liderança dentro do PSD, é outro dos oradores anunciados para o debate de hoje.

O grupo será coordenado por António Tavares, presidente da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e Rui Nunes, que presidiu à Entidade Reguladora da Saúde. Os elementos serão militantes da área social-democrata “que desempenham ou desempenharam funções relevantes no país”.

“É preciso redefinir os pilares do nosso sistema político e do nosso sistema democrático e é preciso alargar o debate a toda a sociedade portuguesa”, explicou Rui Nunes, citado pelo Público, não se furtando a comentar o nome mais desejado: “Rui Rio é uma pessoa que nós prezamos, porque é um referencial de cidadania, e que gostaríamos que amanhã assumisse uma posição de grande relevo nacional, porque há um vazio grande que tem de ser ocupado pro pessoas respeitadas pela sociedade”.

Coincidência ou não, o debate de hoje terá como moderador Azeredo Lopes, que chefiou o gabinete da Presidência da Câmara do Porto no mandato de Rui Rio.

Em destaque

Subir