Nas Notícias

PSD-Madeira conquista maioria absoluta no pior resultado de Jardim

psd-madeiraO PSD-Madeira conseguiu a maioria absoluta, no pior resultado de sempre de Alberto João Jardim. Com 48,56 por cento (71355 votos), os sociais-democratas elegem 25 de um total de 47 deputados. O CDS-PP passa a ser segunda força partidária e o PS acaba derrotado, com menos um deputado eleito.

Direção Geral da Administração Interna avança com resultados oficiais, nas 54 freguesias que compõem a Região Autónoma da Madeira. Apesar de uma perda substancial no número de votos, em comparação com as eleições de 2007, Alberto João Jardim cumpre o seu objetivo: garantir a maioria.

Enorme subida registou o CDS-PP que se tornou no segundo partido da região, com 17,63 por cento dos votos (elegendo nove deputados mais sete do que há quatro anos). O PS desce para 11,50 por cento e perde um deputado.

O Partido Trabalhista Português foi a quarta força, com 6,85 pontos percentuais, à frente da CDU, que também perde um deputado (passa de dois para um, com 3,78 pontos), num resultado que Jerónimo de Sousa assume como “negativo”.

PND (três deputados, com 3,28 por cento), PAN (um deputado, com 2,13 por cento), MPT (um deputado, com 1,93) seguem-se, por esta ordem, à frente do Bloco de Esquerda, que com 1,70 por cento ficou no último lugar. Registaram-se 0,74 por cento de votos em branco e 1,91 por cento de votos nulos.

Em destaque

Subir