Nas Notícias

PSD indica Marques Guedes para presidir à 1.ª Comissão e Fernando Ruas à da Descentralização

O PSD indicou hoje o deputado e antigo líder parlamentar Luís Marques Guedes para presidir à Comissão de Assuntos Constitucionais, enquanto o ‘histórico’ autarca de Viseu Fernando Ruas liderará a da Descentralização e Poder Local.

De acordo com a lista facultada à comunicação social, Luís Marques Guedes, que na anterior legislatura presidia à Comissão de Ética e já foi líder parlamentar do PSD e ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, irá presidir à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Fernando Ruas, que se ‘estreou’ como deputado esta legislatura, depois de ter passado pelo Parlamento Europeu e liderado a Câmara Municipal de Viseu durante décadas, será o presidente da Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.

Para presidir à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas e Habitação, o PSD escolheu o deputado António Topa, vogal da Comissão Política Nacional e ex-líder da distrital de Aveiro, círculo pelo qual é eleito há duas legislaturas.

Firmino Marques, que deixou a vice-presidência da Câmara de Braga para se estrear como deputado nesta legislatura, vai liderar a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

Para presidente da Comissão de Trabalho e Segurança Social o PSD escolheu Pedro Roque, líder dos Trabalhadores Sociais-Democratas e deputado desde a IX legislatura, tendo sido eleito por Leiria nas últimas legislativas.

Na sexta-feira passada, a conferência de líderes parlamentares decidiu por unanimidade que a Assembleia da República terá nesta legislatura 14 comissões permanentes, cabendo pelo método de Hondt oito presidências ao PS, cinco ao PSD e uma ao Bloco de Esquerda.

Na anterior legislatura, entre 2015 e 2019, a Assembleia da República tinha 12 comissões permanentes.

Agora, o número subiu para 14 com as novas Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local (presidida pelo PSD) e Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados (PS), que passa a incluir a subcomissão de Ética.

Em destaque

Subir