Nas Notícias

PSD em ‘limpezas’: Mais de 396 militantes prestes a receber ordem de expulsão

psd 210psd bigO PSD vai ‘arrumar a casa’. O apoio a outras listas nas autárquicas de setembro é o motivo invocado para a iminente expulsão, avança o Público, de 396 militantes. Um número que deve aumentar, pois “não há comportamento mais grave”, como diz Pedro da Vinha Costa.

Um mês após o pior resultado de sempre nas eleições autárquicas, o PSD vai ‘limpar a casa’. De acordo com o Público de hoje, há 396 militantes prestes a receberem o ‘cartão vermelho’ por terem apoiado listas adversárias. O número, porém, deve aumentar: ainda ontem o presidente da concelhia de Matosinhos, Pedro da Vinha Costa, terá enviado mais uma queixa.

“Não há comportamento mais grave do que trair o partido a que se pertenceu”, resume aquele que foi o cabeça de lista no ex-bastião socialista: “ninguém é obrigado a ser militante do PSD. Não se pode é estar com um pé fora e um pé dentro”.

Nas contas do jornal, o número de militantes que podem ser expulsos não se deve ficar pelos 400: o mais provável é que supere os 500. De acordo com os estatutos, “cessa a inscrição no partido dos militantes que se apresentem em qualquer acto eleitoral, regional ou local, na qualidade de candidatos, mandatários ou apoiantes de candidatura adversária da que foi apresentada pelo PPD/PSD”.

Cabe ao conselho de jurisdição nacional aplicar “a suspensão automática e imediata de todos os direitos e deveres de militante, desde o momento da apresentação da candidatura até ao trânsito de decisão final”, e é a este mesmo órgão que compete dar a ordem de expulsão. Ainda segundo o Público, não foi tomada qualquer decisão final.

Enquanto o conselho de jurisdição não se pronuncia, as concelhias são instruídas a apagarem os nomes das secções. No caso de Gaia, já se fala em “purga”: vários militantes desapareceram dos cadernos eleitorais do partido. Virgílio Macedo, líder distrital do Porto do PSD, explica que em causa estão “quotas em atraso”, mas Ana Gomes Aguiar, filha do candidato independente (e ex-vereador em Matosinhos eleito pelo PSD) José Guilherme Aguiar, garante ter os pagamentos em dia.

Em destaque

Subir