Nas Notícias

PSD desmente uso de criações de Zeca Afonso durante o congresso

pedro_passos_coelhoDepois de a viúva de Zeca Afonso ter acusado o PSD de uso ilegítimo de versos do cantor, durante o 34.º congresso do partido, fonte social-democrata desmente Zélia Afonso, em declarações à agência Lusa, e nega qualquer utilização de parte da obra do cantor.

A Lusa cita fonte oficial do PSD que desmente a utilização de qualquer verso ou criação do cantor Zeca Afonso, contrariando a viúva do autor, que manifestara repúdio por ato “abusivo” dos sociais-democratas.

Zélia Afonso, viúva do cantor Zeca Afonso, manifestara indignação pelo facto de o PSD ter, segundo a própria, utilizado partes da obra do cantor, durante o congresso que decorreu no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, entre sexta-feira e domingo.

Num comunicado divulgado pelo Público, que a própria enviou para aquele jornal, Zélia Afonso falava em “desvirtuação da memória de José Afonso para efeitos de propaganda”. Mas o PSD nega. “Não houve qualquer uso de músicas de Zeca Afonso”, afirma fonte do partido à agência Lusa.

Desta forma, o partido desmente a viúva do cantor que afirmara também que “se José Afonso fosse vivo, estaria na primeira fila dos que combatem a política neoliberal do Governo de Passos Coelho”.

A viúva do cantor lembrou ainda que os ideais de Zeca Afonso “nunca se cruzaram com o PPD ou com PSD”. Mais: “Estiveram em lados opostos, no tempo histórico em que coincidiram”.

Zélia Afonso considera que os responsáveis do PSD “não podem ter dúvidas acerca destes factos”, pelo que usaram os versos com a consciência de que estariam a desrespeitar a memória e os ideais de Zeca Afonso.

Assim, no comunicado que o Público divulga, Zélia Afonso manifesta repúdio pela atitude do PSD no seu congresso e “protesta”, não obstante considerar positivo que a obra de Zeca permaneça atual. O partido tomou conhecimento desta indignação e contrapôs.

Em destaque

Subir