Nas Notícias

PSD contra a “aldrabice” da nomeação da chefe de gabinete de Medina para a AMA

O PSD classificou como “aldrabice” a nomeação da chefe de gabinete do presidente da Câmara de Lisboa para presidir a uma agência que já tem garantidos 3000 milhões de euros da ‘bazuca’ de fundos europeus.

Em causa está a escolha de Fátima Madureira, que era chefe de gabinete de Fernando Medina, para presidir, em regime de substituição, à Agência para a Modernização Administrativa.

“É uma aldrabice que só nos deixa indignados pela falta de transparência”, reagiu Duarte Marques, deputado do PSD, citado pela Renascença.

Para os sociais-democratas, esta nomeação visa colocar “um comissário político” numa agência à qual o governo já “destinou três mil milhões de euros da bazuca europeia para a Administração Pública”.

“O Governo usa uma aldrabice para não fazer um concurso para nomear o presidente desta agência”, insistiu o deputado laranja, lembrando a inexistência de concurso público verificado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

Num requerimento à ministra da Administração Pública, o PSD exigiu saber “porque é que [o Governo] adotou este procedimento” e “quais são as qualificações que o Governo vê nesta pessoa para desempenhar este lugar”.

No texto, o partido questionou ainda qual a “preponderância” que a Agência para a Modernização Administrativa vai ter “na gestão dos fundos comunitários” para o setor.

“Se não estivesse confortável com a nomeação, obviamente que não a teria proferido”, reagiu a secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, em declarações à Renascença.

A governante disse também que “não consegue escrutinar que sentido possa ter” a acusação, feita pelo PSD, de que a nomeação visa colocar na agência “um comissário político”.

Em destaque

Subir