Nas Notícias

PSD agita-se com o desastre eleitoral nas regionais açorianas e recorda o “pântano” de Guterres

passos coelhoO PSD está com dificuldades em digerir os maus resultados nas regionais açorianas de ontem, sobretudo por parte do ‘grupo’ autárquico. Hermínio Loureiro, edil de Oliveira de Azeméis, lembrou mesmo a demissão de Guterres após as eleições autárquicas de 2001.

Estará uma rebelião a ganhar forma no PSD? Depois do desastre eleitoral de ontem, com o PS a obter uma confortável maioria absoluta nas regionais açorianas, várias vozes se levantaram a responsabilizar Pedro Passos Coelho, líder do partido e primeiro-ministro de Portugal, pelo mau resultado no arquipélago.

A contestação cresce, em especial, nos políticos mais ligados ao Poder Local. Com as autárquicas a aproximarem-se, há até quem recorde “o pântano” de Guterres, quando o então primeiro-ministro socialista renunciou na sequência dos maus resultados nas autárquicas de 2001. “Foi nas autárquicas que Guterres perdeu o país”, afirmou Hermínio Loureiro, ao Jornal de Notícias, complementando: “foi uma derrota de Passos Coelho enquanto líder do PSD e enquanto líder do Governo”.

O diário cita vários autarcas, para além do presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, para reforçar a ideia da crescente contestação no interior do PSD. Celso Ferreira, autarca de Paredes, lamentou que a candidata ‘laranja’ nos Açores, Berta Cabral, tenha sido “a primeira vítima de uma governação errática”, mas foi o edil da Maia, Bragança Fernandes, a deixar o principal alerta a Passos Coelho: “os eleitores mostraram um cartão amarelo ao Governo nas manifestações e vão mostrar um vermelho nas autárquicas”.

Em destaque

Subir