Nas Notícias

PSD tem 15 municípios sempre fiéis, CDU segue com 11 e o PS pode deixar de ter 10

Há 36 municípios que podem dispensar as eleições autárquicas: vence sempre o mesmo partido, nestas quatro décadas de democracia. A exceção é Vila do Conde. Sempre socialista desde as autárquicas de 1976, deverá renovar o voto em Elisa Ferraz, que deixou o PS para concorrer como independente.

Nas primeiras autárquicas da III República, corria o ano de 1976, o PSD conquistou 15 autarquias, sozinho ou em coligação (com CDS e/ou PPM). O PCP venceu em 11 e o PS em dez. Desde então, sempre que é chamado a eleger autarcas, estes 36 municípios votam sempre nos mesmos símbolos.

A 1 de outubro, Vila do Conde deve quebrar esta regra não escrita. Nestes 41 anos, só teve três presidentes de Câmara, todos socialistas: Fernando Gomes (já desde 1974 e ficou até 1981), Mário de Almeida (1981-2013) e Elisa Ferraz (2013-2017).

Só que Elisa Ferraz gostou da ‘cadeira do poder’, mas não da forma como foi tratada pelo PS de Vila do Conde. Zangou-se e avança agora pelo Nós Avançamos Unidos. E, pelo hábito português, um presidente de Câmara que se recandidata é vencedor antecipado.

Vila do Conde será a exceção na regra que se mantém desde as autárquicas de 1976: Alenquer, Campo Maior, Cartaxo, Gavião, Lourinhã, Olhão, Portimão, Reguengos de Monsaraz e Torres Vedras vão eleger como presidente o candidato do PS.

Vizela e Odivelas também, mas estes municípios só foram criados em 1998.

Já o PSD vai eleger os presidentes das 15 Câmaras que sempre ganha: Ansião, Arcos de Valdevez, Boticas, Calheta, Câmara de Lobos, Ferreira do Zêzere, Mação, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira de Frades, Penela, Ponta do Sol, Ribeira Brava, Santa Maria da Feira e Valpaços.

Já o PCP, que nas autárquicas já se apresentou em três coligações (FEPU, APU e CDU), vai manter os fiéis municípios de Almada, Arraiolos, Avis, Castro Verde, Moita, Montemor-o-Novo, Mora, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal e Serpa.

Em destaque

Subir