Apresentações/Novidades

PSA aposta num futuro veículo autónomo acessível (com vídeo)

O Grupo PSA dá por estes dias a oportunidade a condutores ‘não especialistas’ de testar uma viatura autónoma, como condutores e passageiros, em estradas da região de Paris. Um operação que se enquadra na implementação do programa AVA Autonomous Vehicle for All’, que visa a vulgarização das viaturas autónomas simples e intuitivas.

Apresentado no no Salão de Genebra, o programa AVA Autonomous Vehicle for All reagrupa uma grande variedade de funções que, gradualmente, irão conduzir a uma delegação parcial, e depois total, da condução de um veículo.

Há a ambição no seio do Grupo PSA tornar o veículo autónomo acessível ao maior número de pessoas possível, propondo viaturas que simplifiquem o seu quotidiano, permitindo-lhes dispor de tempo a bordo e de estarem sempre mais seguras.

O construtor francês inicia o AVA com veículos das suas marcas Peugeot, Citroën e DS. Sendo que os veículos demonstradores testados estão equipados com funções de nível 3 (“eyes off”) e 4 (“mind off”), prefigurando o veículo completamente autónomo disponível após 2020.

Atualmente, as funções de assistência à condução inerentes ao programa AVA já estão disponíveis em vários modelos: Peugeot 208, 308, 2008, Traveller e também no novo Peugeot 3008, bem como nos Citroën C4 Picasso, C3 e Spacetourer na Europa; e no Peugeot 4008 e Citroën C6 na China.

Entre as funções de nível 1 estão a adaptação do veículo à velocidade do veículo que o antecede, mantendo uma distância de segurança e sendo capaz de parar automaticamente graças ao regulador de velocidade adaptativo com função stop”.

Mas o vídeo explica melhor

Em destaque

Subir