Nas Notícias

PS: Zorrinho nega despesismo nos novos carros para os deputados do grupo parlamentar

carlos-zorrinho1Carlos Zorrinho, líder da bancada do PS, comentou os contratos feitos pelo grupo parlamentar socialista, que alugou quatro viaturas para servir os deputados. Zorrinho rebateu críticas de despesismo, nos 210 mil euros que a bancada gastou com a frota automóvel, segundo o JN, e disse que este aluguer permitirá poupar 100 mil euros anualmente.

O líder do grupo parlamentar do Partido Socialista comentou os polémicos contratos de aluguer de viaturas, que, de acordo com o Jornal de Notícias, acarreta um custo de 210 mil euros. Carlos Zorrinho falou em poupança, apesar de a frota automóvel – composta por um Audi A5 e por três Volkswagen Passat – ser paga pelo orçamento da Assembleia da República.

No entanto, em declarações aos jornalistas, Carlos Zorrinho contrapôs com uma poupança, por ano, de 100 euros, sendo que o contrato de aluguer relativos aos carros do grupo parlamentar do PS representa um custo de 3700 euros mensais.

De acordo com Zorrinho, o grupo parlamentar do PS “tinha quatro viaturas em sistema de ‘renting’”, sendo que os contratos terminaram. Nesse sentido, explica, “foi necessário encontrar outra forma para voltar a ter quatro carros”. E a solução encontrada pelo PS foi “fazer um aluguer de longa duração”, que terá um custo “3700 euros por mês”.

Carlos Zorrinho, que acabara de sair de uma reunião com a bancada socialista, acrescentou ainda que, em comparação com o contrato anterior, o grupo parlamentar socialista conseguiu “poupar cem mil euros”, já que os carros alugados têm menor cilindrada e são, por isso, mais baratos.

Os quatro veículos “vão servir todo o grupo parlamentar”, salienta Carlos Zorrinho, sublinhando que a bancada socialista é composta por 87 elementos: presidente, 12 vice-presidentes e 74 deputados.

No contrato que vigorava e agora termina, os deputados socialistas utilizavam dois Audi e dois BMW, carros que, segundo garante Carlos Zorrinho, eram mais onerosos e pesavam mais no orçamento da Assembleia da República.

Zorrinho não quis comentar a eventualidade de a bancada do PSD, apesar de ter mais deputados, dispor de menos veículos. “Falo apenas na realidade do Partido Socialista”, diz.

Este assunto surge numa altura em que o PS defende a redução do número de deputados, para cortar nas despesas. Carlos Zorrinho afirmara, antes, que “a prioridade, neste momento, é o Orçamento de Estado”.

Em destaque

Subir