Nas Notícias

PS: Seguro derrota Assis e sucede a José Sócrates

O candidato António José Seguro venceu as eleições no Partido Socialista e sucede a José Sócrates, no cargo de secretário-geral do PS. Seguro conseguiu um triunfo expressivo, com 67,98 por cento do votos, contra apenas 32,02 de Francisco Assis.

António José Seguro é o novo secretário-geral do PS, com 23 903 votos, derrotando Francisco Assis, que se quedou pelos 11 257 votos. Com uma maioria expressiva, o sucessor de José Sócrates está encontrado, o que representa uma rutura no partido.

Francisco Assis seria sempre um sucessor de continuidade, pelo cargo que ocupou (líder parlamentar) e pela sintonia com as medidas negociadas pela troika. A ser eleito, estaria sempre ligado a esse acordo tripartido, que envolveu os socialistas, então no Governo, o PSD e o CDS-PP.

António José Seguro é um líder de rutura com o passado e tem a seu favor um trunfo: não tem um discurso ‘confiscado’ às medidas de austeridade que o PS acordou, quando José Sócrates liderava o Governo.

A Comissão Organizadora do Congresso do PS, com data marcada para os dias 9, 10 e 11 de setembro, revelou os resultados das eleições do Partido Socialista. E as listas subscritas por Seguro conseguiram vitórias em todas as federações.

O novo secretário-geral consegue eleger 1346 delegados, de um total de 1857, o que deixa Francisco Assis com apenas 511 representantes. Restam apurar, no entanto, resultados em cinco secções de voto.

Em destaque

Subir