Nas Notícias

PS critica “demagogia” no caso da vacinação de titulares de cargos políticos

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, defendeu a inclusão de titulares de cargos políticos na lista de prioridades da vacinação contra a covid-19, reagindo contra a “demagogia” na discussão pública sobre o assunto.

Em comunicado, enviado à Lusa, o dirigente socialista frisou que as “prioridades” da vacinação devem incluir titulares de órgãos de soberania “em função de critérios de hierarquia funcional”.

Na mesma medida, os autarcas também devem ser classificados como prioritários, por possuirem “responsabilidades diretas na proteção civil municipal” e um “especial papel na campanha de vacinação”.

Ao mesmo tempo, a vacinação dos autarcas servirá como “fator de segurança na decisão de proteção e apoio às populações”, reforçou José Luís Carneiro.

Com várias vozes a criticarem publicamente a decisão de incluir políticos na lista de prioridades, como a bastonária da Ordem dos Enfermeiros (que garantiu que ainda há “muitos enfermeiros” à espera de serem vacinados), o secretário-geral adjunto do PS frisou que a medida ontem anunciada pela ministra da Saúde “se impunha” por “razões de saúde pública”.

“Em matérias de saúde pública e funcionamento do Estado de direito não pode haver cedência à demagogia e ao politicamente correto. Esta é a decisão que se impunha por imperativo de Estado e por razões de saúde pública”, frisou o dirigente do PS. A partir da próxima semana, arranca a vacinação de titulares de órgãos de soberania, deputados e funcionários da Assembleia da República, membros dos órgãos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores e presidentes de câmara.

Em destaque

Subir