Nas Notícias

PS anuncia voto contra no OE2013, moção de censura e rutura com o Governo

antonio jose seguro1O secretário-geral do PS, António José Seguro, revelou que os socialistas vão votar contra no próximo Orçamento de Estado de 2013 (OE2013). Numa declaração, Seguro adiantou ainda que o PS apresentará uma moção de censura, se o Governo não recuar.

É a rutura total entre o Partido Socialista e o Governo, num novo cenário político, que se adivinhava. O PS vai chumbar o OE2013, decisão que surge na sequência das mais recentes medidas de austeridade apresentadas pelo executivo de Passos Coelho – sobretudo as alterações na Taxa Social Única, que oneram os custos aos trabalhadores, aliviando as empresas nos pagamentos à Segurança Social.

Em tom austero, na sede do Partido Socialista, António José Seguro revelou que não aceita um Governo que “retira dinheiro aos trabalhadores para o dar às empresas”, precisamente numa alusão à alteração daquelas taxas.

Além de votar contra o OE2013, o PS poderá apresentar uma moção de censura ao Governo, se o primeiro-ministro não manifestar intenção de recuar nas medidas que cortam os rendimentos dos trabalhadores e dos pensionistas.

“O Partido Socialista não será cúmplice desta política do Governo”, realçou António José Seguro, numa declaração onde acusa o executivo de “falhar”, ao contrário dos portugueses, e de querer “repetir a dose”.

O secretário-geral do PS revelou também que vai propor uma taxa que recaia sobre as parcerias publico-privadas, no sentido de conseguir receita onde o Governo deve procurá-la. Seguro pretende também que Passos Coelho siga o caminho da eliminação das gorduras do Estado.

Em destaque

Subir