Motores

Prova atribulada na China não destrona Tiago Monteiro da liderança do WTCC

No meio do azar de não ter podido deslocar-se à China para disputar a ronda do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em Ninbo, Tiago Monteiro acabou por ter sorte, já que as condições climatéricas e também a falta de sorte do seu principal adversário jogaram em seu favor.

Com o abandono de Thed Bjork na única das duas corridas disputadas na pista chinesa, a perda de pontos de Tiago Monteiro foi limitada, sendo que a maior foi para o seu companheiro de equipa Norbert Michelisz.

Esteban Guerrieri foi o vencedor da primeira corrida, marcada por chuva intensa, que implicou o começo da prova atrás do ‘safety car’. Yann Ehrlacher e John Filippi, que arrancavam na frente, tentaram suster os ataques do argentino mas não o conseguir.

Depois o ‘safety car’ teve de entrar de novo em pista, depois de uma colisão entre Rob Huff e Tom Chilton, e no recomeço Guerrieri retomou a liderança, não sem uns toques no Lada Vesta de Ehrlacher, que seria segundo, diante de Nicky Catsburg, que ‘salvou a honra’ da Volvo.

Nestor Girolami, o autor da ‘pole position’ para a segunda corrida, ficaria fora de prova após colisão com Mehdi Bennani, sendo que também Thed Bjork não terminaria a corrida, e assim não recuperava pontos ao ausente Tiago Monteiro. Mas Norbert Michelisz conseguiu ser quarto, conseguiu recuperar 13 pontos ao piloto português, diante de Gabriele Tarquini, que tal como o húngaro beneficiou dos incidentes à sua frente.

A falta de condições levou ao cancelamento da segunda corrida, para desgosto dos homens da Volvo, que contavam com esse confronto para darem a Thed Bjork o resultado que o sueco desejava para ultrapassar Tiago Monteiro no campeonato, que agora segue para o Japão, sem se saber ainda se o piloto português da Honda estará presente.

Classificação

Corrida 1
1º Esteban Guerrieri (Chevrolet) 33m29,509s
2º Yan Ehrlacher (Lada) + 2,893s
3º Nicky Catsburg (Volvo) + 11,671s
4º Norbert Michelisz (Honda) + 17,409s
5º Gabriele Tarquini (Honda) + 17,840s

Campeonato
1º Tiago Monteiro 200 pontos
2º Thed Bjork 191
3º Norbert Micheliz 175
4º Mehdi Bennani 164
5º Nicky Catsburg 159

Em destaque

Subir