TV

Protesto levanta voo e fecha Aeroporto de Heathrow (com vídeo)

Um grupo ‘simplesmente estúpido’ protestou contra a eventual expansão do Aeroporto de Heathrow, o maior do Reino Unido. Uma dúzia de ativistas cortou o gradeamento do perímetro e avançaram para uma das pistas, obrigando a fechar o tráfego aéreo e provocando o cancelamento de voos.

Mais de uma dezena de ativistas invadiram o Aeroporto de Heathrow e acorrentaram-se junto a uma das pistas, em protesto, obrigando ao encerramento temporário da estrutura.

O grupo de manifestantes adotou o nome ‘Plane stupid’, que numa tradução não literal pode ser interpretado como ‘simplesmente estúpido’, para contestar um eventual aumento do aeroporto, que já é o maior do Reino Unido e o mais movimentado da Europa.

Depois de terem cortado o gradeamento do perímetro, os ativistas avançaram para uma das pistas, onde se acorrentaram.

“A situação provocou vários atrasos nos voos e alguns cancelamentos. Pedimos desculpa pelos incómodos causados aos passageiros”, indicou a administração do aeroporto, em comunicado.

A invasão colocou em causa a segurança do aeroporto mais movimentado da Europa, sobretudo pela facilidade com que os ativistas terão contornado uma cerca elétrica.

De acordo com o grupo ‘Plane Stupid’, o plano de criar uma terceira pista em Heathrow, para além de um custo de 36 mil milhões de dólares, terá um prejuízo avultado ao nível da emissão de gases.

Ao fim de seis horas de protesto ainda restavam sete ativistas acorrentados, tendo a polícia relatado a detenção de seis pessoas.

Em destaque

Subir