Nas Notícias

Proteção Civil recomenda medidas defensivas face ao mau tempo

Com especial incidência para o período temporal entre as 18 horas de hoje e as seis horas da madrugada desta segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, este domingo, um alerta laranja para todo o país, recomendando à população zonas arborizadas e conduza de forma cuidadosa.

O alerta laranja que vigora desde a meia noite deste sábado é o mais grave antes do vermelho, tendo-se já registado uma morte, em Marco de Canaveses, devido à queda de uma árvore.

“A previsão meteoriológica para as próximas horas aponto para o agravemento do estado do tempo, devido à passagem de uma tempestade forte sobre o território de Portugal”, comunicou a Proteção Civil, sublinhando o horário entre as 18 e as seis horas de amanhã como o período mais crítico.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva, neve e ventos fortes, pelo que a Proteção Civil recomenda especial atenção face a algumas situações de danos em estruturas montadas ou suspensas, quedas de ramos de árvores, cheias rápidas em meios urbanos, transbordo de linhas de água, obstrução de vias de circulação e piso escorregadio.

Nesse sentido, a ANPC aconselha a fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placas ou outros materiais, evitar a circulação e permanência nas terras altas, desobstruir sistemas de escoamento de águas e não praticar atividades marítimas.

O IPMA colocou oito distritos do continente em aviso vermelho a partir do final do dia, em virtude de ventos muito fortes, com rajadas superiores a 130 quilómetros por hora nas terras altas.

Recorde aqui a previsão do tempo para esta segunda-feira.

Em destaque

Subir