Nas Notícias

Proteção Civil realiza hoje exercício “A Terra Treme” de sensibilização para risco sísmico

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza hoje o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, convidando a população a executar às 11:05 os três gestos de autoproteção: Baixar, proteger e aguardar.

O exercício “A Terra Treme” é organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

Em comunicado, a ANPC refere que o exercício tem como finalidade saber o que fazer “antes, durante e depois” de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar.

A ação desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11:05 de hoje de forma individual ou coletiva, em famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

Segundo a Proteção Civil, estes três gestos são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo.

Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promove um evento principal na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, bombeiros, serviços municipais de proteção civil, agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção, assim como dinamizar a realização do exercício.

Em destaque

Subir