Mundo

Proposta europeia sobre plásticos descartáveis é “marco de viragem”, diz Quercus

A organização ambientalista Quercus saudou hoje a proposta da Comissão Europeia (CE) sobre redução de plásticos descartáveis, considerando-a “um marco de viragem” que irá contribuir para “uma regulação futura na utilização dos produtos em plástico no geral”.

“Desde a prevenção à redução do impacte dos produtos de plástico no Ambiente, em particular no meio marinho, esta proposta da CE estabelece critérios para a utilização dos produtos de utilização única. A forma descontrolada com que o plástico de utilização única tem vindo a ser utilizado tem que mudar, é fundamental apostar na redução de aplicações onde a utilização de plásticos de uso único não faz sentido, aplicações para as quais muitas vezes já existe uma alternativa mais sustentável disponível”, salienta a Quercus em comunicado.

A CE apresentou hoje, em Bruxelas, medidas para reduzir a poluição nos mares e oceanos e que incluem a proibição do uso de plástico em produtos como cotonetes, talheres, palhinhas e paus de balões.

Estes produtos representam 70 por cento dos resíduos marítimos na União Europeia (UE).

Segundo uma nota de imprensa da Comissão Europeia, nos casos em que existem alternativas facilmente disponíveis e acessíveis em termos de preço, os produtos de plástico descartáveis serão banidos do mercado.

A Quercus considera que a mudança de hábitos será “a chave para garantir um uso mais responsável” dos plásticos, e salienta que a proposta foi “um passo importante na luta contra a poluição de plástico de utilização única”, sendo que os descartáveis “correspondem atualmente a cerca de 70 por cento da poluição por plástico” nos oceanos.

Em destaque

Subir