Economia

Proposta de Orçamento de Estado já está na Assembleia da República

João Leão, ministro de Estado e das Finanças, entregou esta noite a proposta de Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) à Assembleia da República.

Eram quase 21h00 quando o ministro, acompanhado por dois secretários de Estado, entregou a ‘pen’ ao presidente do parlamento, Ferro Rodrigues.

A proposta de OE2021 vai agora ser discutida e votada na generalidade, a 28 de outubro.

Este foi o primeiro orçamento delineado por João Leão, que assumiu a pasta em junho com a saída de Mário Centeno para o Banco de Portugal.

De acordo com o documento, a economia portuguesa vai recuperar cerca de 5,4 por cento no próximo ano, depois de este ano ter caído cerca de 8,5 por cento.

As projeções do Governo colocam o défice nos 4,3 por cento, depois dos 7,3 por cento registados este ano.

“É um orçamento sem austeridade, que não acrescenta crise à crise, antes pelo contrário. Nesse sentido, é um orçamento também responsável. Nos próximos dias, vamos perceber que é um orçamento bom para os portugueses e que não poderá não ser aprovado. Estamos convencidos que será aprovado”, adiantou João Leão, em declarações aos jornalistas.

O Governo vai apresentar a proposta de OE2021 amanhã, a partir das 9h00 no salão nobre do Ministério das Finanças, em conferência de imprensa.

Em destaque

Subir