Categorias: Economia

Proposta da Makro não garante aos trabalhadores acesso ao fundo de desemprego

A rescisão de contrato entre a Makro e os trabalhadores, segundo a proposta da empresa, “não garante o acesso ao fundo de desemprego”, sustenta Célia Lopes, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio. A empresa justifica esta rescisão com “manutenção da produtividade” através de menos recursos.

A Makro quer dispensar trabalhadores e, nesse sentido, avançou com um processo de rescisão amigável, que extingue os postos de trabalho. No entanto, os trabalhadores desconhecem pormenores deste acordo, o que preocupa o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.

Os trabalhadores da Makro não têm salvaguardado o acesso ao fundo de desemprego. Segundo adianta Célia Lopes à TVI, “houve um despedimento coletivo recente”, sendo que, em virtude desse ato, parte do número de pessoas que podiam aceder ao fundo de desemprego “já está preenchida”.

Aquela responsável sindical adianta ainda que os trabalhadores da Makro oram informados de que a “proposta é de voluntários”, pelo que ninguém é obrigado a aceitá-la. “Ninguém é obrigado a aceitar, muito menos é obrigado a candidatar-se, se não for essa a sua intenção”, refere Célia Lopes.

António Pinheiro, responsável pelo departamento de Comunicação da Makro justifica esta medida com a manutenção da produção com menos recursos humanos. “Para mantermos o nível de produtividade semelhante à média internacional do grupo, podemos trabalhar com menos recursos”, afirma, ao mesmo órgão de informação.

A Makro pretende reduzir o número de trabalhadores nas 11 lojas que tem em Portugal. Nesse sentido, enviou uma carta aos trabalhadores, nesta terça-feira, a propor rescisões de contrato e de redução do horário laboral (com natural perda de rendimentos, neste segundo caso).

O processo de rescisão amigável decorrerá até março e representa uma reedição de uma medida aplicada pela Makro em 2009, quando afastou dos quadros cerca de 90 trabalhadores.

A Makro não quer encerrar as portas, mas pretende reduzir os quadros em cerca de 1500 profissionais. Justifica esta medida com uma racionalização de recursos, tendo em vista a sustentabilidade da empresa em Portugal.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

29 de abril, dia de recordar Hitchcock, o mestre do suspense

Alfred Hitchcock nasceu em Londres, a 13 de agosto de 1899. Foi um mestre do…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias