Nas Notícias

“Prontamente é o que se faz na Galiza, em Portugal é estudos”, dizem familiares das vítimas de Pedrógão

A associação de familiares das vítimas dos fogos em Pedrógão Grande critica o Governo e faz a comparação com as ações políticas tomadas na Galiza, região espanhola que também foi afetada por fogos florestais neste verão. “Prontamente é o que se faz na Galiza, em Portugal é estudos”, dizem.

Quando a tragédia se abateu em Portugal, rapidamente vários políticos visitaram as zonas afetadas pelos fogos florestais. Da esquerda à direita, do Presidente da República aos políticos locais.

Preencheram-se horas de direto, com reportagens mais ou menos polémicas, histórias de lágrimas, de sofrimento, outras de sorte (ou outra coisa qualquer, dizem os crentes).

A rapidez das promessas chegou a muitas das localidades ‘perdidas’ do Portugal, quando os focos mediáticos estavam apontados.

Porém, segundo acusação dos familiares das vítimas ainda “não se vê nada”.

“Prontamente é o que se faz na Galiza, isso sim é prontamente. Em Portugal é estudos, é anúncios, na realidade eu não vejo nada. E eu vivo aqui em Nodeirinho, no epicentro de tudo isto e nada vejo”, disse Dina Duarte, da associação, em declarações à Renascença.

E vai mais longe.

“O que está a ser feito, é feito pelos particulares”.

Na rádio católica, Dina Duarte lamentou esta situação que diz ser “triste”.

“É triste que nós tenhamos que contar em nada com as autoridades.”

O incêndio de Pedrógão Grande matou 64 pessoas e mais de 200 pessoas.

Este fogo afetou também Castelo Branco, Coimbra, Pampilhosa da Serra e Penela.

Em destaque

Subir