Mundo

Projeto petrolífero no sul de Timor-Leste deverá criar 10 mil trabalhos diretos e 50 mil indiretos

O Projeto Tasi Mane, ligado ao setor petrolífero, na costa sul de Timor-Leste, deverá criar até 10 mil postos de trabalho diretos e até 50 mil empregos indiretos, segundo o programa do VIII Governo, que será debatido esta quarta-feira no parlamento.

O projeto “é um programa plurianual que visa a criação de três polos industriais, considerados a espinha dorsal da indústria petrolífera timorense”, refere o documento.

O executivo prevê que o projeto contribua para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e dos lucros de exportação, criando oportunidades de emprego durante a construção e operação das infraestruturas conexas, além de funcionar como um catalisador do desenvolvimento da Costa Sul.

“Prevê-se que até 10.000 postos de trabalho diretos sejam gerados, a partir do projeto Tasi Mane, e mais de 50.000 postos de trabalho indiretos possam ser criados, com a transformação do setor petrolífero da fase atual de pura extração para uma fase mais avançada de industrialização e criação de valor acrescentado”, adianta o executivo.

A curto prazo, afirma o programa, o Governo “irá continuar empenhado nas negociações com as empresas envolvidas no processo relativo ao Greater Sunrise, para concretização do regime especial para os Campos do Greater Sunrise, previsto no tratado de delimitação de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália, que foi assinado em março de 2018”.

Este projeto inclui a construção da Base de Apoio de Suai -, zonas logísticas, residenciais e industriais – a refinaria de Betano, uma unidade de processamento de Gás Natural Liquefeito (GNL), um porto, a autoestrada Suai-Beaço e o gasoduto até ao campo Greater Sunrise, no mar de Timor.

O executivo, “enquanto proponente e promotor do projeto integrado Tasi Mane, participará no financiamento de alguns” dos projetos, “assim como das infraestruturas básicas, como por exemplo, o aeroporto e a base logística do Suai”, adianta.

“Os restantes projetos do Tasi Mane serão construídos e desenvolvidos com base em regime de ‘project finance’ e outras formas de investimento privado ou investimento misto”, acrescenta o programa do Governo.

Para suportar a indústria petrolífera, serão construídas e/ou operacionalizadas as infraestruturas necessárias, “fazendo a ligação entre os três agrupamentos ou polos petrolíferos”, incluindo novas cidades, para alojar os trabalhadores do setor e para realojar os residentes locais; uma autoestrada; um porto multifuncional no Suai, para apoiar a base logística; e o aeroporto do Suai, já concluído, para operações seguras de aeronaves ligeiras e helicópteros, para apoiar as atividades petrolíferas.

Em destaque

Subir