Nas Notícias

Projeto para poupança de água apresentado hoje em Lisboa

Um projeto desenvolvido por várias entidades, com o objetivo de promover o consumo responsável e o uso sustentável da água em ambiente escolar, residencial e profissional, é apresentado hoje em Lisboa.

O ECH2O-ÁGUA envolve a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e um conjunto alargado de parceiros, como várias escolas da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente das freguesias de Alvalade, Lumiar e Olivais.

“O projeto visa a capacitação dos utilizadores, baseada num conhecimento tecnicamente informado das opções existentes para a diminuição de consumos de água domésticos, fundamental para a criação de uma consciência crítica sobre os problemas da escassez de água num contexto de mudanças climáticas”, é explicado numa nota divulgada pela Câmara Municipal de Lisboa.

A APRH, que coordena o projeto, estima que o ECH2O-ÁGUA vá envolver direta ou indiretamente cerca de 6.000 pessoas, nos concelhos de Lisboa e do Barreiro.

O programa tem a duração de 18 meses, durante os quais a APRH, em conjunto com os parceiros do “ECH2O-ÁGUA”, “irá mobilizar ‘Comunidades Experimentais’ diversificadas, em termos de idade e perfil socioprofissional”, para “testar dispositivos de redução de caudal em torneiras e chuveiros”.

Com base na análise da evolução mensal dos valores consumidos, “será calculada a respetiva pegada hídrica e desenvolvida uma aplicação eletrónica para telemóveis e tablets”, destacou ainda a CML.

A apresentação decorre hoje à tarde na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir