Projeto Ibérico procura ideias de negócio ligadas à economia do Mar
Sherpa Journeys vai acompanhar negócios da Galiza e Norte de Portugal.
Estão abertas as candidaturas para o Sherpa Journeys, um programa de acompanhamento a empreendedores com negócios na área do Mar. Os 12 projetos selecionados vão usufruir de apoio científico e técnico de instituições de ensino, de investigação e de promoção empresarial de Portugal e Espanha.
As candidaturas selecionadas para participar no Sherpa Journeys vão beneficiar de um diagnóstico e monitorização da ideia de negócio, recomendações de programas de apoio da Eurorregião Galiza-Norte, aconselhamento científico e técnico, mentoria em transferência de tecnologia e conhecimento, acesso à rede de parceiros e investidores do programa, assim como divulgação da ideia de negócio.
Para concorrer ao Sherpa Journeys, os empreendedores devem ter mais de 18 anos, residência na Galiza ou no Norte de Portugal e uma ideia de negócio ou projeto de empreendedorismo relacionado com a Economia Azul.
A iniciativa acontece no âmbito do Sherpa do Mar, um projeto cofinanciado pelo FEDER ao abrigo do programa de cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP). Este Projeto de Cooperação Transfronteiriça tem como principal objetivo promover a competitividade no campo marinho-marítimo da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, através da promoção de empresas de base tecnológica.
O programa transfronteiriço conta com parceiros portugueses e espanhóis. Do território nacional fazem parte CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Fórum Oceano, U.Porto Inovação e UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. Já de Espanha, integram o consórcio a Axencia Galega de Innovación, Campus do Mar, Consorcio Zona Franca de Vigo, REDE – Research group in energy, innovation and environment, Universidade da Coruña, de Compostela e de Vigo.
As candidaturas estão abertas até dia 15 de setembro