Nas Notícias

Projeto ‘Heróis da Fruta’ quer chegar a todas as escolas do País

Foto: Agência Zero Fotografia

Foto: Agência Zero Fotografia

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil quer estender já neste ano letivo 2015-2016, a adesão de todas as escolas de 1º ciclo e jardins de infância do país, ao projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’. As inscrições para a quinta edição (já considerada a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal) estão abertas e prolongam-se até 9 de outubro.

Podem inscrever-se nesta iniciativa os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de todos os distritos e também das regiões autónomas a Madeira e dos Açores.

Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 183 395 alunos, ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil.

“Está cientificamente comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos heróis da fruta aumenta em pelo menos 42 por cento o consumo de fruta no lanche escolar das crianças que nele participam”, afirmou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, sublinhando ainda que “nas últimas edições tivémos participações de todos os distritos e regiões autómomas, mas a nossa meta é chegar a todas as escolas do país”.

O projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ regressa às escolas no início do ano letivo 2015/2016 para prevenir uma realidade preocupante: 74 por cento das crianças portuguesas não ingere fruta na quantidade recomendada diariamente, das quais sete por cento não consome qualquer porção de fruta por dia.

Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância.

Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças afetadas por esta epidemia mundial: uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso.

Com a aproximação do novo ano letivo, a APCOI já abriu as inscrições para a quinta edição do projeto. Depois de fazer a inscrição, a escola recebe acesso aos materiais pedagógicos que necessita, sem qualquer custo.

“Trata-se de um modelo chave-namão que qualquer estabelecimento de ensino poderá colocar em prática de uma maneira simples e eficaz”, referiu Mário Silva.

A adesão a esta iniciativa de educação para a saúde está disponível para jardins de infância, escolas de 1.º ciclo do ensino básico e os ATL, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita através do endereço heroisdafruta.com ou do telefone 210961868 até 9 de outubro de 2015.

Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas.

A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis.

Desde dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 202.531 crianças através das seguintes iniciativas: 183 395 inscritas em quatro edições do ‘Heróis da Fruta’; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 8000 estiveram nas três edições da ‘Corrida da Criança’; 3230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1491 foram atendidas por nutricionistas em sessões gratuitas de aconselhamento personalizado.

Em destaque

Subir