Tecnologia

Projeto ambicioso da Microsoft tornará a Xbox num autêntico PC

xbox_ms_windows10

A Microsoft está empenhada em tornar o Windows 10 e todo o seu ecossistema envolvente na plataforma mais completa que, entre outras coias, inclui dispositivos de hardware de categorias diferentes a trabalhar de forma unificada.

O projeto da Microsoft vai muito para além dos computadores e dos smartphones. No ecossistema que está prestes a despontar, com a chegada do Windows 10 Mobile, a consola de jogos da Microsoft, a Xbox, também entra nestas contas e dará um salto de gigante para completar o ecossistema da marca de Redmond.

Segundo Phil Spencer, líder da divisão de jogos da Microsoft, durante um evento em San Francisco, a Xbox irá passar por uma reformulação com o intuito de integrar a unificação de sistemas: PC, tablet, smartphone e Xbox.

Com isto, a marca de Redmond pretende unificar todas as aplicações, por forma, a que as mesmas funcionem de igual modo no PC, smartphone e na Xbox One, segundo as declarações de Phil Spencer:

“Esse é o nosso foco daqui para a frente, construir um ecossistema de jogos completo para aplicações universais do Windows.”

É possível que a Xbox venha a rodar o próprio Windows 10 e, no futuro, receba atualizações da mesma forma que no PC. A ideia da Microsoft é fazer com que um jogo que saia para a Xbox seja jogável de igual forma nas várias plataformas da marca.

O conceito é arrojado, e pretender tornar a Xbox One numa máquina muito próximo de um PC, onde a maioria das tarefas serão executadas na consola como se estivesse num computador.

“Acreditamos que vamos ver mais inovação em hardware no espaço das consolas do que já vimos antes. Nós podemos efetivamente ter a sensação similar a um PC onde eu ainda posso voltar e executar o meu velho Quake e Doom, mas também posso rodar jogos em 4K. Evolução de hardware e software é uma grande vantagem. Eu não tenho de pular de geração e perder tudo que joguei antes, afirmou Spencer.”

Em destaque

Subir