Motores

Projeto 24 é iniciativa solidária em Fronteira

Partindo inicialmente de uma ideia de um conjunto de amigos, liderada pelo veterano piloto Cristiano Sá Fernandes, o Projeto 24 tornou-se numa iniciativa solidária na próxima edição das 24 Horas TT de Fronteira.

‘Crissaf’ explicou que os contornos deste projeto se foram modificando conforme foi montado em conjunto com o seu filho Miguel, que também é um dos pilotos da equipa, ao lado de Bruno Viana, Pedro Azevedo e o espanhol Rafael Ruiz, que também vão estar ao volante do AX Proto concebido juntamente com a Megapeças.

Fotos: João Bernardo

É aliás com a estrutura técnica de Vila Nova de Gaia que se alicerçou o Projeto 24 no que à parte competitiva diz respeito, surgindo depois o apoio às instituições de solidariedade social Acreditar, Cáritas e Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (AsaaSt) e de Portimão.

“Sou o mais experiente entre os elementos da equipa, e foi muito baseado nessa minha experiência de mais de 40 anos que isto surgiu”, revela Cristiano Sá Fernandes. Um nome que diz muito a quem na década de 1970 seguia o PopCross, competição com os populares Citroën 2 CV.

‘Crissaf’ justifica que a escolha pelo AX “se deveu essencialmente ao preço. Um carro utilitário, fácil de arranjar e simples em termos de manutenção técnica, embora eu seja o único engenheiro civil que vai estar ao volante. Os outros é que são engenheiros mecânicos”, diz o mais velho dos Sá Fernandes em jeito de brincadeira.

“O AX foi cortado na sua traseira, ligeiramente alterado. Mas foi preparado para fazer frente a uma prova com a dureza de Fronteira, onde o nosso objetivo é apenas chegar ao fim. Ao mesmo tempo colaboramos e ajudamos a Acreditar, a Cáritas e as associações dos amigos dos animais de Santo Tirso e Portimão, que tiveram uma atuação muito ativa nos incêndios do verão passado”, sublinha Cristiano Sá Fernandes.

Depois da apresentação da equipa no Parque Nascente – a superfície comercial que apoia a equipa – o Projeto 24 vai visitar o Motorshow para dar uma alegria às crianças apoiadas pela Acreditar. Uns ‘co-drive’ que certamente vão recordar para o resto das suas vidas.

Em destaque

Subir