Mundo

Proibida marcha da oposição no Mali contra resultados eleitorais

O governo do Mali proibiu uma manifestação convocada hoje pela oposição do país para protestar contra as eleições presidenciais de 12 de agosto, em que foi reeleito o presidente atual, Ibrahim Boubacar Keita.

Em comunicado, a oposição denunciou que a proibição “não assenta em qualquer razão válida” e sublinhou a intenção de organizar o protesto.

“Reiteramos o nosso compromisso de preservar o caráter pacífico e não violento da marcha”, precisou a mesma fonte, que responsabilizou o governo por qualquer uso da força contra os manifestantes.

A marcha foi convocada pelo líder da oposição Soumaila Cissé, que perdeu a segunda volta das presidenciais de 12 de agosto frente a Keita, reeleito para um segundo mandato de cinco anos.

Segundo os resultados definitivos da segunda volta, Keita obteve 76,16 por cento dos sufrágios, contra 32,84 por cento do rival Cissé, com uma participação de 34,4 por cento do eleitorado.

Desde o início das eleições – cuja primeira volta decorreu a 29 de julho – Cissé contestou os resultados e denunciou fraude e manipulação eleitoral, a favor de Keita.

Keita tomará oficialmente posse do cargo numa cerimónia agendada para 04 de setembro.

Em destaque

Subir