Nas Notícias

Programa de televisão italiano acusa mulheres de leste de serem “caça-maridos”

O programa ‘La vittae in diretta’, da estação de televisão pública italiana Rai 1, apresentado por Paola Perego, convidou três homens e quatro mulheres (duas delas estrangeiras) para um debate sobre o “encanto das mulheres de leste” pelos italianos e se estas seriam uma ameaça para o casamento, no passado sábado.

Com recurso a uma infografia, foram apresentados os motivos para tal encanto: as mulheres do leste europeu depois de terem filhos recuperam mais facilmente a forma física, o que as torna sensuais; outro motivo mencionado é que “perdoam infidelidades e estão dispostas a deixar que os homens mandem nelas, sendo as donas de casa perfeitas”.

Cada um dos convidados teve a oportunidade de comentar este assunto e outros dentro do mesmo género. No entanto, os comentários rapidamente se transformaram em piadas que foram consideradas como “machistas” e “racistas” pelo público, uma vez que davam a entender que as mulheres de leste iam para Itália “à caça” de homens com dinheiro.

Durante o debate surgiu uma história sobre um italiano casado com uma russa, que havia celebrado o seu aniversário num bordel em Moscovo, capital da Rússia, com a sua esposa. “É difícil para uma mulher italiana levar o marido a um bordel e comemorar aí o seu aniversário. As mulheres de leste fazem isso”, disse um dos comentadores.

Os outros dois comentadores masculinos ao ouvirem a história começaram a brincar com a situação, mas recorrendo a comentários desagradáveis, chegando mesmo um deles a dizer que as mulheres de leste “não podem ser vistas como uma ameaça, mas uma bênção”, acrescentando que “um italiano, quando vê uma mulher loiro com olhos azuis e bom físico, logicamente vira-se e olha”.

Foram feitos mais uns comentários insultuosos para com as mulheres da Europa de leste, tendo o debate acabado com um apelo para se decidir qual das mulheres seria a melhor: a italiana ou a do leste europeu.

Ao longo da emissão do programa e mesmo após o final do mesmo, as páginas da Rai 1 nas redes sociais foram inundadas por duras críticas aos comentários feitos.

Andrea Fabiano, o diretor geral da Rai 1, teve que vir a público pedir desculpa pelo sucedido, defendendo que “os erros devem sempre ser reconhecidos”.

http://video.corriere.it/parliamone-sabato-momenti-folli-programma-rai-uno/f72018b8-0d71-11e7-a60b-8fc97ae3c91d?refresh_ce-cp

Em destaque

Subir