Nas Notícias

Programa Socientize procura voluntários para ajudar no combate ao cancro

socientizesocientize 600Projeto europeu convida os cidadãos a vestir a bata do cientista e a ajudarem na descoberta de potenciais fármacos para o combate do cancro.

O Socientize é um projeto promovido pela Comissão Europeia, com a Universidade de Coimbra (UC) e o Museu da Ciência da UC como parceiros em Portugal. O objetivo é fomentar a participação ativa de qualquer pessoa em estudos e experiências científicas, recolhendo dados ou analisando resultados através do computador ou do telemóvel.

Com o Socientize, fazer ciência não é só para os cientistas. Uma das experiências deste programa chama-se ‘Cell Spotting’, um projeto de investigação de combate ao cancro, conduzido pelo Instituto para a Biocomputação e Física dos Sistemas Complexos (BIFI) da Universidade de Saragoça, que pretende chegar a resultados de uma forma mais rápida e eficaz com a ajuda dos cidadãos.

Através de uma plataforma online, os voluntários têm acesso a milhares de imagens de células tumorais sob o tratamento de novos fármacos e são convidados, com a ajuda de um tutorial, a determinar o estado atual destas células. Estas contribuições irão ajudar os cientistas a saber, a todo o momento, como estão a reagir as culturas de células aos diferentes fármacos.

Em cada experiência do BIFI, é utilizado um sistema automático de microscopia que, de 30 em 30 minutos, fotografa as culturas de células, construindo um registo fotográfico da alteração das células ao longo do tempo. Num só dia são obtidas mais de 4.000 imagens para análise e existem mais de 14.000 fármacos para estudar. Sem a ajuda de um grande número de voluntários, este importante projeto poderá demorar décadas a ser concluído.

O programa europeu Socientize tem atualmente outros projetos ao dispor do cidadão, como é o caso do ‘Mind Paths’, uma aplicação em forma de jogo que pretende descobrir qual a distância/relação entre as palavras, com aplicação nas áreas da semântica web e texto mining.

Outro projeto de Ciência Cidadã é o ‘Sun4All’, resultante de uma parceria entre o Socientize e o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, possuidor do maior acervo de imagens do Sol ao nível mundial. O objetivo deste projeto consiste na análise de todas estas imagens para o estudo do ciclo do Sol e a atividade solar e para uma melhor compreensão do clima no nosso planeta.

Em destaque

Subir