Tecnologia

Programa informático deteta imagens alteradas por Photoshop

photoshop_trick_1Um professor da Universidade norte-americana e um aluno estão debruçados sobre a velha questão da manipulação de imagens por Photoshop que tantas vezes nos são apresentadas em campanhas publicitárias.

Com a evolução da tecnologia, milhares de imagens são manipuladas diariamente de forma a dar um maior efeito a uma promoção, a uma pessoa ou mesmo a uma marca. No topo das ferramentas para tal está claro o Photoshop. O famoso software da Adobe é capaz de fazer autênticos milagres quando a realidade não é a mais desejada.

Agora, Hany Farid, um professor da Universidade norte-americana de Darmputh, juntamente com Eric Kee, um aluno candidato a doutoramento, procuram que estas mesmas imagens seja ‘etiquetadas’, informando quem as vê que existe manipulação por computador, e que na realidade as coisas não são bem como parecem.

O objetivo é conseguirem catalogar, numa escala de 1 a 5, a quantidade de manipulações ou modificações que foram feitas a uma determinada imagem.

O software apresentado é então capaz de determinar, nessa mesma escala, se a imagem está idêntica à original ou se foi tecnologicamente alterada.

Após a publicação dos resultados conseguidos pelo computador foram apresentadas as mesmas imagens a um grupo de voluntários. As conclusões foram rápidas. Os resultados da análise por parte do grupo de pessoas assemelha-se aos resultados do computador, ou seja, o modelo utilizado pela máquina pode ser considerado uma ajuda válida para a identificação de manipulações em imagens.

Este estudo é revelado depois do Governo britânico ter anunciado que pretende que sejam colocadas etiquetas em imagens manipuladas.

Para Hany e Erir, a ideia do Governo é interessante mas os critérios devem ser escalados ou seja, deverá existir uma avaliação entre as imagens que apenas sofrem pequenas modificações e aquelas que, após trabalho de computador, saem completamente fora daquilo que é original.

A proposta do software, apresentado pelo professor e pelo aluno, está agora a ser avaliada.

Em destaque

Subir