Insólito

Programa de computador deteta ‘sorriso amarelo’

gargalhada_1Grupo de investigadores norte-americano criou software que consegue detetar se uma pessoa sorri espontaneamente ou de forma forçada, ou falsa. Programa informático promete ajudar quem tem dificuldades em interpretar as emoções de outras pessoas.

Para já não tem nome, mas é o que menos importa. Investigadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) criaram um software que consegue ‘perceber’ se uma pessoa ri livremente, de forma espontânea, ou se o faz de forma forçada, o chamado ‘sorriso amarelo’.

Para chegar a este ponto e para conseguirem inserir as variáveis no programa informático, os investigadores fizeram uma série de testes, divididos em três fases, a um grupo de voluntários. No início, as pessoas foram convidadas a sorrir para uma webcam, depois preencheram um formulário e por fim foram-lhes mostrados vídeos engraçados.

Os resultados foram claros e óbvios. O sorriso foi muito mais espontâneo quando os voluntários visualizaram imagens engraçadas. Por outro lado, quando convidados a sorrir para a câmara, a expressão não foi a mesma.

Desta forma, e a partir das expressões faciais das pessoas, os investigadores conseguiram atingir um padrão dos diferentes tipos de riso, possibilitando assim inserção desses dados no computador.

Assim, futuramente, este programa informático conseguirá fornecer informações valiosas a quem tenha problemas em perceber e visualizar as emoções dos outros.

Em destaque

Subir