Mundo

Professora italiana consegue baixa médica para tratar de cão doente

Uma professora universitária italiana venceu uma batalha legal contra a universidade para a qual trabalha para que lhe fosse reconhecido o direito a dias de folga para cuidar do cão doente, a precisar de intervenção cirúrgica. Anna é professora na Universidade La Sapienza, em Roma, entidade que se recusou a aceitar a baixa médica apresentada.

Na origem da batalha está uma licença de dois dias pedida por Anna, de forma a poder cuidar devidamente do seu cão, um setter inglês que tinha sido operado.

A justificação da professora, que inclui o caso na categoria de “sérias razões pessoais o familiares”, foi aceite pelo juiz.

O processo contou com a ajuda dos advogados da Liga Italiana Anti-vivisseção, explica a BBC. A equipa de advogados argumentou que, ao abrigo da lei italiana, quem abona animais pode ser condenado até um ano de prisão ou ao pagamento de uma multa de 10 mil euros. Nesse sentido, o tribunal reconheceu que Anna estaria a agir na conformidade da Lei, pelo que os advogados conseguiram a licença.

Gianluca Felicetti, presidente da Liga Italiana Anti-vivisseção reconheceu que se tratou de um passo importante.

“É um passo significativo que se reconheça que os animais não são mantidos para ganhos económicos ou pela sua habilidade, mas que sejam reconhecidos como membros efetivos de uma família”, sublinhou.

Il suo cane stava molto male e aveva bisogno di un intervento medico veterinario urgente.Lei, dipendente pubblica e…

Publicado por LAV em Quinta-feira, 12 de Outubro de 2017

Em destaque

Subir